Nossos Parceiros

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES

UMA PARCERIA SUSTENTÁVEL

A Cooperativa dos Artesãos da Região de Carajás – Mulheres de Barro é uma iniciativa sustentável de suma importância para o desenvolvimento cultural da região de Carajás. Iniciado há 15 anos, por meio do Programa de Educação Patrimonial vinculado ao processo de licenciamento ambiental do Projeto Salobo, o empreendimento contou com a adesão de mulheres artesãs do município de Parauapebas que buscavam identidade cultural para o artesanato local.

De 2005 a 2011, a empresa Vale investiu na qualificação do grupo para a produção de artesania cerâmica com identidade arqueológica, a importância da arte e da cultura, a formalização e a gestão de empreendimento criativo, sob orientação pedagógica de profissionais do Museu Paraense Emilio Goeldi, de arte educadores do Polo de cerâmica de Icoaraci/ Belém e do SEBRAE.

Foi por meio deste investimento que a educação e a valorização das iniciativas locais foram asseguradas, sempre com foco na responsabilidade social e na preservação do patrimônio cultural e arqueológico do município de Parauapebas. Com a aprovação do projeto pela Lei Nacional de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), a empresa Vale tornou-se oficialmente patrocinadora mantenedora do “Centro Mulheres de Barro de Exposição e Educação Patrimonial da Serra dos Carajás”, inaugurado em novembro de 2016.

“A parceria Vale, do Instituto Cultural Vale e da Coooperativa Mulheres de Barro nos proporcionou educação cultural, fortalecimento do artesanato local, visibilidade nacional, melhor geração de renda e multiplicação de conhecimento para a comunidade”


Sandra Santos – Presidente da Cooperativa